PRAÇA HOSPITAL SÍRIO LIBANÊS - BRASÍLIA

BREVE DESCRIÇÃO

 

   O presente projeto paisagístico teve por objetivo a criação de uma pequena praça nos jardins que circundam a nova Sede do Hospital Sírio Libanês em Brasília. A nova edificação está localizada ao final da importante e movimentada  via L2 - Sul, do Plano Piloto, onde existem Escolas, Hospitais e o SENAI. 

   A proposta da praça foi sugerida pela equipe de paisagismo que, ao avaliar o projeto  paisagístico e arquitetônico, sentiu a necessidade de criar um espaço de descanso e convivência ao ar livre. A área acima em amarelo foi escolhida para locação da praça, por ser de fácil acesso, ao mesmo tempo que descolada do Edifício. Por não estar na principal via de circulação de pedestre, gera uma sensação de privacidade.

    No desenho longilíneo existem dois pontos principais nos extremos, marcados pela árvore Pau-Ferro (Caesalpinia leiostachya), espécie perenifólia a semi-decídua, escolhida por seu grande potencial ornamental e por sua excelente colaboração na arborização urbana da cidade, uma vez que promove sombra durante todo o ano, criando uma sensação térmica agradável, especialmente nos períodos de seca e altas temperaturas. 

   Ao longo do perímetro de toda a praça, bancos com jardineiras e vegetação superiores foram colocados com o objetivo de criar uma vivência de acolhimento e conforto.

   Importante ressaltar que toda a praça é envolta por vegetação bem adaptada ao clima da cidade, promovendo uma barreira física e visual com a pista de circulação de carros. Destaca-se que a acessibilidade foi ponto de partida fundamental para criação do projeto.

 

NOTA: Participação como Co-autora, responsável pelo desenvolvimento completo da Praça. Cargo: Gerente de Projetos na empresa Fábio Camargo Paisagismo Ltda.

PLANTA GERAL - DETALHES
PERSPECTIVA - PERSPECTIVE
PALETA VEGETAÇÃO

PORTFÓLIO PROJETOS SELECIONADOS