PAISAGISMO | MARINA FRANCO
PÁTIO CENTRAL - PRAÇA DE PEDESTRES NORTE - BRASÍLIA



BREVE DESCRIÇÃO
O presente projeto paisagístico teve por objetivo revitalizar o espaço público da Praça de Pedestres Norte, localizada em posição privilegiada do Setor de Diversões Norte, a frente do Shopping Conjunto Nacional e do Teatro Nacional de Brasília.
O projeto prevê a recuperação do desenho original de autoria de Lúcio Costa e a reproposição de arborização e demais massas de vegetação, definindo assim o uso e a circulação do espaço, tornando a praça mais convidativa para a população.
A Praça de Pedestres Norte está em uma das áreas de maior circulação de pedestres de Brasília, dada sua proximidade à Rodoviária do Plano Piloto e ao Shopping Conjunto Nacional. O local interage com os diversos setores centrais, fazendo parte importante da via de circulação de pedestres e ciclistas da área central de Brasília.
A revitalização da Praça garantirá melhores condições para a utilização do local, que possui grande potencial, inclusive para descanso e contemplação em área importante da cidade.
Tomando como ponto de partida o projeto original, três canteiros localizados no extremo Noroeste (Fachada Frontal do Conjunto Nacional) foram introduzidos à praça. Destes três canteiros, o central foi transformado em um pátio arborizado com bancos espalhados por toda área, criando ambiente de socialização e ponto de encontro para os pedestres que ali circulam (Figura 2).
A parte central deste pátio possui um espaço livre para uso de eventos, tais como feiras, apresentação de teatro de rua, entre outros. Para tanto, foi necessária a supressão de uma Figueira-lira (Ficus lyrata), devido ao seu sistema radicular superficial que pode comprometer a pavimentação. Em contrapartida, no mesmo local foram plantadas 30 espécies de árvores de pequeno porte, como forma de compensação ambiental e promoção do aumento do sombreamento na área.
Abraçando o Pátio Arborizado, os dois canteiros adjacentes foram compostos com vegetação, visando aumentar a área verde existente e colaborar com o micro-clima. Estes canteiros foram desenhados com os mesmos preceitos estéticos e funcionais do projeto original e seguindo o conceito paisagístico do restante da praça, criando conectividade e unidade a todos os espaços. Trabalhando com formas, tamanhos e texturas, a vegetação foi usada para definir espaços e criar ambientes de socialização aos usuários. Com objetivo de elevar a eco-eficência, foi priorizado o uso de plantas nativas e bem-adaptadas à paisagem local e bioma Cerrado.
NOTA: Participação como Co-autora, responsável pelo desenvolvimento do Pátio e Canteiros Adjacentes. Cargo: Gerente de Projetos na empresa Fábio Camargo Paisagismo Ltda.


Figura 1: Retomada Projeto Original
Figura 2: Estudo Preliminar Pátio Central
PLANTA GERAL - Recuperação projeto original

PERSPECTIVAS



